Sobre o curso:
- Titulação: Licenciado em Pedagogia
- Ato Legal: Portaria de Autorização nº 482 de 29/05/2017
- Carga horária total do curso: 3.420h (três mil, quatrocentos e vinte horas)
- Tempo padrão de integralização: No mínimo 08 e no máximo 16 semestres. Se o aluno for portador de diploma e solicitar crédito, poderá integralizar em tempo inferior[1]
_____
[1] Essa integralização distinta das desenhadas nos cenários apresentados no artigo 2º da Resolução 04/2009/CNE poderá ser praticada, desde que justificada no Projeto Pedagógico (prevista no inciso IV que deste mesmo artigo e resolução).
Interessado em cursar Pedagogia?
Então vem descobrir um pouco do que faz o pedagogo!
O profissional formado no curso de Licenciatura em Pedagogia poderá trabalhar na promoção da aprendizagem em espaços escolares e não escolares e em diversos níveis e modalidades educacionais, planejando e desenvolvendo situações de aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte Educação.
Sua atuação como docente se estende da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, incluindo também a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a modalidade de educação a distância.
No contexto da gestão, contribui com a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico da instituição em que atua.
Áreas de atuação:
✅ Escolas Públicas e Privadas
✅ Organizações Não Governamentais (ONGs)
✅ Editoras
✅ Pedagogia hospitalar
✅ Educação Especial, na perspectiva inclusiva:
✅ Educação de Jovens e Adultos:
✅ Recursos Humanos
✅ Treinamento e Desenvolvimento
✅ Consultoria Pedagógica
Diferenciais do nosso curso de Pedagogia:
📌Disciplinas voltadas para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) desde o primeiro semestre
📌Docentes qualificados com especialização, mestrado e doutorado na área da educação
📌Estrutura curricular com práticas pedagógicas alinhadas às demandas do mercado de trabalho
📌Nosso curso é autorizado com conceito 4 (nota máxima 5) pelo Ministério da Educação (MEC)
Modalidade
Presencial
Objetivo
Formar profissionais para atuarem na área da educação como docente na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, inclusive em escolas indígenas e remanescentes de quilombos, considerando as particularidades e situações contextuais das mesmas, atuar em cursos de formação de professores, desempenhar as atividades inerentes à organização e gestão de sistemas educacionais em instituições escolares e não-escolares.
Fale com a coordenação
Estrutura Curricular
1 PED HE | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
1 PED FE | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
1 PED SE | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
1 PED PE | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO *Lei 12.764/2012 | 60 |
1 PED MTP | MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA | 60 |
1 PED ADH | ANTROPOLOGIA E DIREITOS HUMANOS(EaD) | 30 |
1 PED ITIC | INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO (EaD) | 30 |
2 PED PE | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 60 |
2 PED CEB | CURRÍCULO E EDUCAÇÃO NO BRASIL | 60 |
2 PED EI | EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA *Lei 12.764/2012 | 60 |
2 PED ASRER | ASPECTOS SOCIAIS DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS * DCNs Relações étnico-racionais (EaD) | 60 |
2 PED EA | EDUCAÇÃO AMBIENTAL *Política Nacional de Educação Ambiental | 30 |
2 PED CA | CIBERCULTURA E APRENDIZAGEM | 30 |
2 PED PPI | PRÁTICA PEDAGÓGICA I (PROJETI) | 60 |
2 PED PE | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 60 |
2 PED CEB | CURRÍCULO E EDUCAÇÃO NO BRASIL | 60 |
2 PED EI | EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA *Lei 12.764/2012 | 60 |
2 PED ASRER | ASPECTOS SOCIAIS DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS * DCNs Relações étnico-racionais (EaD) | 60 |
2 PED EA | EDUCAÇÃO AMBIENTAL *Política Nacional de Educação Ambiental | 30 |
2 PED CA | CIBERCULTURA E APRENDIZAGEM | 30 |
2 PED PPI | PRÁTICA PEDAGÓGICA I (PROJETI) | 60 |
3 PED PLE | POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 60 |
3 PED D | DIDÁTICA | 60 |
3 PED L | LIBRAS *Decreto 5626/ 2005 | 60 |
3 PED BJE | BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO | 60 |
3 PED LIJ | LITERATURA INFANTO-JUVENIL (EaD) | 30 |
3 PED TVPCFTD | TV E PC COMO FERRAMENTA DO TRABALHO DOCENTE | 30 |
3 PED PP II | PRÁTICA PEDAGÓGICA II (PROJETI) | 60 |
4 PED TPEI | TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 60 |
4 PED TPEA | TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTES | 60 |
4 PED TPA | TEORIA E PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO | 60 |
4 PED EP | ÉTICA PROFISSIONAL (EaD) | 30 |
4 PED IPEA | INTERNET E PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | 30 |
4 PED PP III | PRÁTICA PEDAGÓGICA III (PROJETI) | 60 |
4 PED ES I | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 80 |
5 PED TPEM | TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | 60 |
5 PED TPEC | TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS (EaD) | 60 |
5 PED TPELP | TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 |
5 PED IPE | INTERDISCIPLINARIDADE E PROJETOS EDUCACIONAIS | 60 |
5 PED ECA | EDUCAÇÃO, CORPOREIDADE E AFETIVIDADE | 30 |
5 PED SEJD | SOFTWARES EDUCATIVOS E JOGOS DIGITAIS | 30 |
5 PED PP IV | PRÁTICA PEDAGÓGICA IV (PROJETI) | 60 |
5 PED ES II | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 80 |
7 PED TPEI | TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA *DCNs Relações étnico-racionais | 60 |
7 PED TPECACMSE | TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS ADOLESCENTES EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS | 60 |
7 PED TPEQ | TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA *DCNs Relações étnico-racionais | 60 |
7 PED EDR | EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL (EaD) | 60 |
7 PED TCC I | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 30 |
7 PED EAD | EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | 30 |
7 PED PPVI | PRÁTICA PEDAGÓGICA VI (PROJETI) | 60 |
7 PED ES IV | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 80 |
8 PED FCE | FAMÍLIA, COMUNIDADE E ESCOLA (EaD) | 60 |
8 PED OCTP | ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 60 |
8 PED GE | GESTÃO EDUCACIONAL | 60 |
8 PED FCPD | FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSÃO DOCENTE | 60 |
8 PED TCC II | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 30 |
8 PED TICSFCGE | TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO EDUCACIONAL | 30 |
8 PED | PRÁTICA PEDAGÓGICA VII (PROJETI) | 60 |
8 PED | ESTÁGIO SUPERVISIONADO V | 80 |
TOTAL | 440 |