Sobre o curso:
- Titulação: Bacharel em Enfermagem
- Ato Legal:Portaria de Autorização nº14 de 08/01/2018
- Carga horária total do curso: 4000 (Quatro mil horas)
- Tempo padrão de integralização: No mínimo 10 e no máximo 20 semestres. Se o aluno for portador de diploma e solicitar crédito, poderá integralizar em tempo inferior[1]
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[1] Essa integralização distinta das desenhadas nos cenários apresentados no artigo 2º da Resolução 04/2009/CNE poderá ser praticada, desde que justificada no Projeto Pedagógico (prevista no inciso IV que deste mesmo artigo e resolução).
Interessado em cursar Enfermagem?
Então vem descobrir um pouco do que faz o enfermeiro!
Na atenção básica, o enfermeiro faz acompanhamento de pré-natal, de usuários hipertensos e diabéticos, coordena a sala de vacinação e a equipe e técnicos de enfermagem.
Já na atenção especializada, ocupa cargos de assistência ao paciente, supervisão de equipes, comissões internas e administração hospitalar.
Áreas de atuação:
✅ Unidades básicas de saúde, na Estratégia de Saúde da Família, na gestão pública governamental e em programas em parceria com o Ministério da Saúde.
✅ Na atenção especializada, está presente em todas as camadas de cuidado, como hospitais, SAMU e UPAs.
✅ Também pode prestar serviços de Home Care, consultoria e auditoria, além da possibilidade de empreender num negócio próprio
Diferenciais do nosso curso:
📌Laboratório exclusivo de Enfermagem equipado conforme as necessidades das disciplinas práticas
📌Estrutura curricular alinhada às demandas do mercado de trabalho
📌Professores qualificados, com especialização, mestrado e doutorado
📌Única faculdade do Amapá que possui conceito 4 (nota máxima: 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC)!
Estrutura Curricular
COMPONENTE CURRICULAR | CH SEMESTRAL | CH SEMANAL | PRÉ-REQUISITO |
Anatomia Humana | 120 | 6 | – |
Citologia e Histologia | 80 | 4 | – |
Bioquímica | 60 | 3 | – |
Microbiologia básica e imunologia | 60 | 3 | – |
Saúde e ambiente | 40 | 2 | – |
CH TOTAL | 360 | – | – |
Genética | 40 | 2 | – |
Embriologia | 60 | 3 | – |
Patologia geral | 80 | 4 | – |
Biofísica | 60 | 3 | – |
Fisiologia Humana | 60 | 3 | – |
Metodologia da Pesquisa Científica | 60 | 3 | – |
CH TOTAL | 360 | – | – |
Saúde coletiva | 60 | 3 | – |
Farmacologia | 100 | 5 | – |
História e teorias da enfermagem | 60 | 3 | – |
Parasitologia | 80 | 4 | – |
Sistematização da Assistência de Enfermagem | 60 | 3 | – |
CH TOTAL | 360 | – | – |
COMPONENTE CURRICULAR | CH SEMESTRAL | CH SEMANAL | PRÉ-REQUISITO |
Bioestatística | 40 | 2 | – |
Epidemiologia | 60 | 3 | – |
Ética, bioética e legislação para enfermagem | 60 | 3 | – |
Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem | 60 | 3 | – |
Direitos Humanos e Diversidades Socioetnicos-Culturais | 40 | 2 | – |
Fundamentos de Enfermagem | 100 | 5 | – |
CH TOTAL | 360 | – | – |
Enfermagem materno-infantil na atenção primária | 100 | 5 | – |
Enfermagem na saúde do adulto/idoso na atenção primária | 100 | 5 | – |
Psicologia aplicada à enfermagem | 60 | 3 | – |
Enfermagem em saúde mental | 60 | 3 | – |
Enfermagem em doenças infecciosas e parasitárias | 60 | 3 | – |
CH TOTAL | 380 | – | – |
Enfermagem obstétrica, ginecológica e neonatal | 120 | 6 | – |
Enfermagem em centro cirúrgico | 120 | 6 | – |
Enfermagem psiquiátrica | 60 | 3 | – |
Didática Aplicada à Enfermagem | 60 | 3 | – |
CH TOTAL | 360 | – | – |
Enfermagem pediátrica | 120 | 6 | – |
Enfermagem em Terapia Intensiva | 120 | 6 | – |
Informática aplicada à saúde | 60 | 3 | – |
Enfermagem em Urgência e Emergência | 80 | 4 | – |
CH TOTAL | 380 | – | – |
LIBRAS | 60 | 3 |
Enfermagem na Estratégia da Saúde da Família | 60 | 3 |
Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso | 120 | 6 |
Administração nos serviços de saúde e de Enfermagem | 120 | 6 |
CH TOTAL | 360 | – |
Estágio supervisionado na atenção primária | 400 |
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Trabalho de conclusão de curso I | 40 | 2 |
CH TOTAL | 440 | – |
Estágio supervisionado na atenção hospitalar | 400 |
Trabalho de conclusão de curso II | 40 |
CH TOTAL | 440 |
Modalidade
Presencial
Objetivo
Formar enfermeiro generalista, humanista, crítico-reflexivo diante de realidades sociopolíticas locais, regionais e nacionais. Direcionar o processo ensino-aprendizagem com vistas a atender o compromisso social a que lhe confere a formação profissional; Desenvolver investigação, ação e reflexão mediante fundamentação teórica-prática pautada no modelo social local, regional e nacional; Promover formação voltada para pesquisa na área social com interface na saúde e educação; Formar enfermeiros para o desenvolvimento de ações na atenção básica e hospitalar, na administração e na pesquisa; Discutir práticas e ações de enfermagem utilizadas no cuidar cotidiano; Conduzir o acadêmico à ação-reflexão-ação por meio da construção de conhecimentos coletivos, para que ele possa enfrentar situações complexas apresentadas no cotidiano trabalhista; Proporcionar aos acadêmicos diferentes fontes de estudo para a pesquisa e extensão voltadas a ampliação de seu aprendizado e reflexão frente às diversas situações cotidianas no âmbito do cuidar; Oferecer condições ao acadêmico à convivência com aspectos técnicos e humanísticos nas diferentes áreas de atuação (promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde, e recuperação da saúde).